segunda-feira, 18 de maio de 2015

Padre Fábio de Melo

A pior coisa nessa vida, minha gente, é a gente ser olhado de um jeito antigo. É muito triste, você ter pessoas do seu lado que te olham de um jeito antigo. Por isso que cada vez mais eu me convenço que o que faz a gente se apaixonar uns pelos outros, não é o que o outro nos fala, é o jeito como o outro nos olha. Porque no jeito como o outro nos olha, há duas possibilidades, ou ele diz: "Eu já sei quem é você" ou então ele nos diz: "Eu nem imagino quem é você". No primeiro olhar, aquele que diz: "Eu sei muito bem o que você fez no verão passado!" Nesse olhar só tem condenação porque você se sente condenado por aquilo que ele sabe de você.

Por outro lado, se ele diz: "Eu nem imagino quem você é, e mesmo assim já consigo te olhar com carinho", é como se ele estivesse dando a você a oportunidade de nascer de novo, de ser tudo novo de novo. Por isso que o olhar é apaixonante sempre. Porque no olhar do outro você descobre o que ele acha de você, mesmo que ele não diga nada, mesmo que ele não fale absolutamente nada.

Por isso eu sempre digo e quero cada vez mais tomar posse disso. "Evangelizar antes de ser um gesto de dizer ao outro alguma coisa, evangelizar é um gesto de olhar antes de qualquer coisa."

Eu me recordo, uma das passagens do Evangelho que mais mexe com meu coração é aquele momento em que Madalena está pronta para ser apedrejada. Cheio de olhares antigos dizendo pra ela que ela era uma prostituta, porque todos aqueles olhares conheciam a vida de Madalena. Tinham razão de sobra pra condená-la. Mas eis que no meio de tantos olhares antigos surgiu um olhar diferente. O olhar de Jesus. Ele cravou os olhos nela e disse sem dizer uma palavra: "minha filha, o que você está fazendo aí? Você não nasceu pra essa condenação! Minha filha, hoje, se você quiser acreditar nos meus olhos, sua vida será absolutamente nova".

Deixe-se ser olhado pelos olhos de Jesus. Já que no olhar de tanta gente, há uma antiguidade que te condena, esqueça! Quando você receber um olhar de condenação, pense nos olhos de Jesus pra você; Jesus não está nem um pouquinho preocupado com o que você fez da sua vida até agora, por uma razão muito simples: ela já passou!

Deus não sobrevive de passado, Deus está interessado é naquilo que você pode fazer da sua vida hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário